segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PEDO E CREDOBATISMO, UMA VISÃO PARA O BATISMO INFANTIL

PEDO E CREDOBATISMO (BATISMO INFANTIL)
Mc 16:15-16 - “v,15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. v.16 - Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.
Atos 2:38-41: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40 Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
 
Uma visão bíblica do batismo.
credobatistas (batistas, anabatistas, e afins) e pedobatistas (presbiterianos e reformados).
A cristandade sempre ensinou que o quesito suficiente e necessário para o candidato ao batismo fosse a fé salvadora em Jesus Cristo.
O credobatismo acredita e ensina que a pessoa deve crer para ser batizada, e que os infantes não podem crer em Jesus, por não terem idade ou consciência.
E o pedobatista acredita que o batismo é um sinal ou sacramento do pacto de Deus e deve ser ministrado a todos os integrantes infantis e adultos do povo de Deus independentes da idade e sexo.
A analogia da fé, que ensina que a escritura interpreta a própria escritura, portanto, mesmo que num primeiro momento pareça não haver prova textual expresso do batismo infantil, afirmamos que implicita e explicitamente ela autoriza o batismo infantil,  em razão das seguintes premissas:
  1. O texto bíblico diz que “os pequeninos e da boca dos que mamam que Deus suscita o perfeito louvor” (Sl 8:2, e Mt 21:16) . A criança e o bebê podem suscitar um louvor agradável a Deus, e, somente a fé em Deus mediante Jesus Cristo, porque sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).
  2. A fé salvadora, não é natural, e opera numa dimensão espiritual, e é um dom de Deus, “por pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto é dom de Deus” (Ef.2:8), e, também um fruto do Espírito,Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança”. (Gl 5:22).
  3. Os verdadeiros e genuínos louvores suscitados por Deus, devem ser concedidos a Deus que cria, faz nascer, originar, prover o nascimento do perfeito sacrifício de louvor que procede de “lábios puros que confessam o seu nome” (Hb 13:15).
  4. João, o batista foi cheio do Espírito Santo, nascido de Novo, regenerado pelo Espírito Santo desde o ventre de sua mãe Isabel.
  5. A fé é um fruto daquele que nasce do Espírito. O Espírito Santo sempre atuou nos crentes do velho testamento da mesma forma, sempre habitou neles.
  6. A escritura não estipula ou apresenta prova textual para que as crianças e os bebês possam ser batizadas, entretanto, existem inferências textuais que comprovam que aos filhos do pacto é prometido a remissão de pecados e o Espírito Santo. (Atos 2:38 - “Respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. (39). Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar).
  7. Há evidência bíblica de que alguns infantes são salvos. Por exemplo, Davi disse que iria ao encontro de seu filho morto, mas que este não retornaria a ele (2 Sm 12:23). João Batista ficou cheio do Espírito no ventre de sua mãe (Lc 1:13-15; 39-45). Contudo, não há nenhuma base bíblica de que todos que morrem como infantes irão para o céu.
  8. A apresentação das crianças não é mandamento do novo testamento, todavia aqueles que assim o fazem praticam um mero costume mosaico contrário ao pacto de Deus, não ordenado aos cristãos. O desespero faz com que a prova textual se resuma ao mandamento de consagração do primogênito no templo. Se existe a prova  textual ela deveria ser totalmente aplicada. “Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc 2:22-24). (Ex.13:2). Os credobatistas substituíram o batismo infantil pela apresentação dos infantes. É um ato descontextualizado e contraditório, porque somente quando após os dias de purificação da criança e da mãe o primogênito era consagrado ao Senhor. Eles (credobatistas) deveriam consagram as crianças oferecendo rolas ou pombinhas em sacrifícios, porém, isto já foi abolido. Portanto, Ir além ou aquém do mandamento é um problema exegético muito grave dos credobatistas e/ou anabatistas.  Há entre eles muitos teimosos que aplicam o texto como mandado do Senhor.
  9. Não há exemplos biblicos que sejam provas textuais para o batismo infantil, também, não há implícita ou explicitamente idade para o batismo; há somente a ordem de batismo de homens, mulheres e famílias. De acordo com R C Sproul, um quarto dos batismos do NT são de casas. Quando lemos a Bíblia, fica claro que casa pode significar família, incluindo crianças, bebês, enfim, toda a descendência. Basta lembrarmos de alguns versículos, como Josué 24:15 ("Eu e a minha casa serviremos ao Senhor") ou 2 Samuel 7:11 ("O Senhor te fará casa), etc. Não há idade. Portanto, qual a idade, seria a da razão. Qual a idade da razão, Não há idade certa. Um argumento desfavorável contra os batistas é a alegação da falta de ordem expressa ou de um exemplo bíblico de batismo de menores de 18 anos, de 17,16,15,13,12,11,10, etc. Portanto, a acusação de falta de previsão bíblica recai sobre os acusadores, porque eles batizam crianças, adolescentes e jovens sem nenhum critério de idade específica.
  10. Há inferência explicitas do batismo infantil:  A Bíblia narra Batismos Infantis - Em 1 Coríntios 10.1,2, as Escrituras dizem que os israelitas, ao saírem do Egito, foram batizados na nuvem e no mar, e o verso seis acrescenta: “estas cousas se tornaram exemplos para nós” (grifo nosso). Mas qual o exemplo? E quais israelitas receberam tal batismo? A Escritura responde: “Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças” (Êxodo 12.37 - grifo nosso). Portanto, as crianças, homens e mulheres também foram batizadas na nuvem e no mar, e, segundo a declaração paulina, é isto um exemplo para nós hoje (1 Coríntios 10.6).
  11. Portanto, concluímos que as crianças foram batizadas no mar vermelho. Ex. 14:29. Homens, mulheres e crianças. Excluindo os objetos e animais obviamente.  “I Co 10:1-2 - “1. Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”.
  12. Não há proibição bíblica para o Batismo Infantil - Como já vimos, o Senhor Jesus ordenou que batizássemos as nações, o que inclui os infantes, mas em lugar nenhum Jesus ou os apóstolos proibiram o batismo infantil; não está proibido, mas outrossim ordenado, e portanto não só pode como deve ser realizado batismos em crianças; afinal foi o Mestre quem disse: “Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais” (Mc 10.14).
  13. Porque ensinar o caminho a criança (Pv.22:6) se ela não tem fé, racionalidade para crer. Existe um contra senso nesta questão, pois ao ensinarmos alguma criança desde pequena é que esperamos que ela aprenda e creia. Realmente as crianças desde a tenra idade, aprendem coisas boas e más.  “A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus”. Rm.10:17.
  14. Na chamada eficaz. Os eleitos ouvem a voz do mestre, portanto, um bebê pode ouvir o chamado do Senhor. O infante identifica claramente a voz de sua mãe ou do seu pai, assim, também aquele que é gerado e nascido de Deus ouve a voz do Espírito. Um exemplo clássico do chamado eficaz de um infante, ainda informe, foi o caso de João Batista, que se alegrou e estremeceu ao ouvir a voz de Maria, a mulher que carregava a encarnação de Deus, o Filho de Deus, Jesus. Ele realmente era o percursor do Messias desde o ventre de Isabel (vide item 6).
  15. Uma relevante nota devemos tecer sobre a ceia do Senhor. As crianças não discernem a mesa do senhor (I Co 11:29 - “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para sí”), e também, não discernem nem a mesa da profanação, não diferenciam entre bem e o o mal, entre a segurança e o perigo. Por exemplo: o adolescente colocou a mão na jaula de um tigre e sua mão foi decepada. Ele não discerniu o perigo. Também entenda que o bebê tem uma percepção sensorial diferente, uma visão não perfeita, não diferencia entre noite e dia, hora e minuto. Ex. Mamar e dormir. Imaginem um bebê separado por uma parede de vidro de um tigre. O bebê pensa num animal de pelúcia, fofinho, quer abraçar, pegar e morder, o animal quer pegar, morder e devorar. Um bebê não enxerga e não vê as cores, mas ouve e conhece a voz de sua mãe e de seu pai quando eles o chamam. Assim, quando o Senhor chama eficazmente, até um feto, na barriga de sua mãe, ressuscita da morte para a vida. João Batista ao ouvir a voz da mãe do Senhor e foi cheio do Espírito Santo, mostrou que era nascido do Espírito e da água, como precursor do caminho do Senhor. Saltou de alegria no ventre de Isabel. O perfeito louvor de lábios puros que confessam o seu nome. Ainda informe e em desenvolvimento intelectual e sensorial incompleto, creu e exaltou em pensamentos, e sem palavras proferiu a alma louvores sondáveis pelo Senhor. Emanou de João Batista verdadeiras afeições e pensamentos espirituais daquele que havia sido gerado não só na carne, mas regenerado no Espírito Santo. Ao clamar na doce linguagem infantil com um gemido fetal e inexprimível no Espírito, com ações der graças espiritualmente inteligíveis, porém que somente Deus poderia compreender.
  16. As crianças eleitas e integrantes do pacto sendo regeneradas vêem e entram no Reino de Deus. Jo 3:3,5-10 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? A impressão conclusiva que temos do episódio era que teológica e experimentalmente ele deveria saber sobre o nascer de Deus, sobre a unção do Espírito Santo, sobre a capacitação do Espírito. Ele não conhecia algo que os patriarcas e os crentes da aliança experimentavam.
  17. Sola Christus - As crianças foram salvas da ira de Deus quando o anjo destruidor não poupou os primogênitos do Egito. O sangue do cordeiro aspergido nos umbrais das portas salvou os infantes. Portanto, vemos a tipificação do cordeiro salvando os infantes do seu povo. Concluímos que somente o sangue de Jesus pode salvar as crianças, por isso, fora de Cristo não há salvação, ou somente Cristo salva. Ex.12:11-13,21-27
  18. Sola fides. O justo viverá pela fé. Mc 9:35-37,41-42 “E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão. E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar”. 18.1. Mt. 18:1-6 “Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
  19. As crianças são trazidas por Deus até Jesus. Jo 6:44 “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Exemplo: As crianças vinham até Jesus. Deixai vir a mim porque dos tais é o reino de Deus. Mt 21:15-16 - “As crianças louvavam a Jesus. Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se. E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?”  Mt 19:14 - “Mas Jesus lhes ordenou: Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”. As crianças ressuscitaram no juízo final aqueles que morreram no dilúvio para a perdição, e os eleitos que creram em Jesus Cristo nas eras vindouras e futuras para a salvação. Ex. o filho da viúva de Naim.  Lc. 7:11-16 “Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore". Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu lhe digo, levante-se! "Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. "Um grande profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus interveio em favor do seu povo".


Conclusão

Mt 18:2-3 “O texto nos ensina que a salvação é destinada a criança eleita e pertencente ao pacto de Deus. As crianças crentes se convertem e crêem e são cidadãos maiorais do Reino de Deus. Por isso são ensinadas no caminho de Deus que já trilham desde o batismo e consagração. São exemplos de fé, humildade, devoção, consagração, santidade e obediência ao Senhor, logo, pais tenham seus filhos como imitadores de Cristo. Desta forma, eles servem ao Senhor sem esforço, porque descansam na fé em Jesus Cristo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil
Servo e Discipulo do Senhor Jesus Cristo, congrego desde Janeiro de 2013 na Congregação Presbiterial de Jundiapeba filiada a Igreja Presbiteriana Unida de Suzano, Igreja Presbiteriana do Brasil, Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo. Este Canal não é oficial da IPB, que somente disponibiliza videos dos cultos, reuniões, trabalhos da IP de Jundiapeba - IPJ.

Saudações, você entrou no blog de Marcel Lopes Batista

Irmãos.blog.online

(WC) Wikipedia Calvinista

Resultados da pesquisa

Cinco Pontos do Calvinismo

Cinco Pontos do Calvinismo
A salvação vem do Senhor